top of page

Análise: Faltando 25 dias para a eleição nos EUA, disputa segue sem um favorito claro

  • Foto do escritor: Júlio Soares
    Júlio Soares
  • 12 de out. de 2024
  • 1 min de leitura

Lourival Sant'Anna analisa disputa acirrada entre Trump e Harris a menos de um mês da eleição nos EUA





A 25 dias das eleições presidenciais nos Estados Unidos, uma pesquisa recente do Wall Street Journal mostra um cenário de incerteza, com Donald Trump e Kamala Harris tecnicamente empatados nos estados-pêndulo.


Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN, detalhou os resultados da pesquisa no CNN Prime Time. Ele destacou que os estados-pêndulo, considerados decisivos por não apresentarem uma clara preferência partidária, serão fundamentais para o resultado da eleição. A pesquisa aponta um empate técnico entre Trump e Harris nesses estados cruciais.


Sant'Anna também explicou a complexidade do sistema eleitoral americano, onde seis ou sete estados têm papel decisivo. Nos demais, há um equilíbrio histórico entre democratas e republicanos. Segundo a pesquisa, Harris lidera nos estados que representam 52 cadeiras no colégio eleitoral, enquanto Trump tem vantagem em estados que somam 35 cadeiras. Entretanto, as margens são extremamente pequenas, o que torna impossível prever o resultado com segurança.


“Não temos ideia de quem vai vencer, provavelmente vai ser uma apuração bastante longa”, afirmou Sant’Anna, indicando que o país e o mundo podem ter que aguardar dias após a votação para conhecer o resultado definitivo.

Comments


Em destaque

bottom of page