Presidente Lula comenta acidente doméstico que levou ao cancelamento de viagem à Rússia
- Júlio Soares
- 21 de out. de 2024
- 2 min de leitura

O presidente Lula comentou sobre o acidente que sofreu no último sábado (19), afirmando que, apesar de grave, não atingiu áreas mais delicadas:
"Vou ter que esperar pelo menos três, quatro dias, para saber o estrago que a batida fez", disse ele.
Lula participará da reunião dos Brics por videoconferência. Na segunda-feira (21), o presidente permaneceu no Palácio da Alvorada, onde se reuniu com Celso Amorim, assessor para Assuntos Internacionais, e Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais. Ao sair da reunião, Padilha afirmou que o presidente está bem e sem dores.
"Tem equipe médica que fica no Palácio, que acompanha o presidente permanentemente. Hoje, ele estava sem qualquer tipo de dor, participando ativamente da conversa. Fez contato com ministros. Então, absolutamente ativo", relatou Padilha.
Durante a tarde, Lula seguiu com sua agenda de reuniões com ministros.
O acidente aconteceu no Alvorada, quando o presidente caiu de um banquinho no banheiro, batendo a nuca. Ele foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde passou por exames e levou cinco pontos antes de ser liberado. Os médicos identificaram dois pequenos coágulos: um na base do lobo frontal e outro na ponta do lobo temporal, ambos no lado direito.
Roberto Kalil Filho, médico de Lula, informou que o presidente passará por novos exames, ressaltando que ele esteve consciente durante todo o tempo. Kalil explicou que, por precaução, foi decidido evitar viagens longas:
"Foi feita uma reavaliação ontem e, por determinação médica, a coerência de não viajar em voos longos, como 10, 15 horas. E vão ser feitos exames de rotina".

Um candidato petista a prefeito divulgou um áudio em que o presidente falou sobre o acidente:
"Eu tive um acidente aqui, mas... Uma bobagem minha. Foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada. Eu estou cuidando porque qualquer coisa na cabeça é muito forte".

Agora, Lula aguarda o resultado dos exames para avaliar a evolução do quadro.
Comments